ei mano... esta aCORDADO?

Depois de você quase morrer com essa piada ruim vamos aos queridos cordados



Os cordados são o grupo de animais do filo Chordata. São representados por alguns invertebrados aquáticos e todos os vertebrados:  anfíbios, peixes, aves, répteis e mamíferos. Nos focaremos mais em Subfilo Craniata:



A Agnatha (animais sem mandíbula na boca).





Gnathostomata (animais com mandíbula)





A característica principal do filo Chordata é que durante a fase embrionária todos apresentam tubo nervoso dorsal, notocorda, fendas faringianas e cauda pós-anal.



Além disso, são animais triblásticos, enterocelomados, metamerizados, deuterostômios, com simetria lateral e apresentam sistema digestório completo.



Aqui vão  as classes que estudaremos:



Chondricthyes: peixes cartilaginosos (tubarões, raias, cações e quimeras);



Actinopterygii ou Osteicthyes: peixes ósseos (sardinha, cavalo-marinho, bagre, baiacu, entre outros);



Amphibia: anfíbios (sapos, rãs, pererecas, salamandras);



Reptilia: répteis (cobras, lagartos, jacarés, tartarugas, entre outros);



Aves: aves (galinhas, tucanos, avestruz, patos, entre outros)



Mammalia: mamíferos (macacos, cavalos, bois, elefantes, cães, seres humanos, entre outros).





Ei você vai abordar tudo isso neste lindo blog feito por você mesmo?



Não jovem linha de código cada uma dessas classes tera um blog só dela exceto algumas classes fáceis que eu vou falar aqui e vocês precisam saber.



Vamos la















Pera













Toma um suco de uva







Pronto?









Vamos









Sono









Agnatos:





Corpo segmentado em cabeça, tórax e abdômen. Longo, delgado e cilíndrico, com uma pele que apresenta numerosas glândulas mucosas e ausência de escamas. São ectotérmicos, ou seja, a temperatura do corpo é variável;



Não possuem nadadeiras pares, e as ímpares (dorsal, caudal e anal) são pouco desenvolvidas;



A notocorda, sustentação do embrião , dirige a formação das vértebras permanece nos indivíduos adultos. Apresentam um esqueleto cartilaginoso;



o tubo neural dorsal origina uma espécie de sistema nervoso onde tem um encéfalo na parte anterior.



A boca é anteroventral e circular. Não apresentam mandíbulas. As lampreias apresentam dentes córneos raspadores no funil bucal e na língua, o que permite perfurarem a pele de outros animais e se alimentarem sugando o sangue e outros tecidos moles. Os peixes-bruxa apresentam uma boca mordedora e eversível e alimentam-se de invertebrados, peixes doentes ou mortos que se encontram no fundo do mar.



Fendas faringianas originam as brânquias e parte do sistema circulatório



O intestino apresenta dobras que aumentam a superfície de contato com o alimento (válvula espiral) e termina no ânus;



Coração ventral com duas câmaras, bombeia para todo corpo do animal sangue “misturado” (átrio e ventrículo). Os peixes-bruxa apresentam ainda corações “acessórios” para aumentar o fluxo sanguíneo;



A respiração é branquial. A água entra pela boca e sai pelas fendas;



O sistema urinário é formado por um par de rins mesonéfricos e um par de tubos que levam o produto da excreção, principalmente amônia, para a cloaca;



Apresentam sexos separados. Os peixes-bruxa apresentam os dois sexos, mas apenas um é funcional. A fecundação é externa. Lampreias apresentam desenvolvimento indireto com uma fase larval (amocete). Peixes-bruxas apresentam desenvolvimento direto.



Curiosidade: Durante a fase reprodutiva, as lampreias migram para os rios, onde as fêmeas depositam seus ovos para os machos fecundarem. O desenvolvimento inicia-se com uma fase larval, e a larva permanece cerca de um ano no rio e depois migra para o mar, onde completa o processo de metamorfose.









gnatostostomados:





São vertebrados mais evoluídos e com mandíbulas. O desenvolvimento das mandíbulas foi uma importantíssima inovação evolutiva nesses animais, pois essa estrutura é manipulada por músculos e associada a dentes. Desse modo, os gnatostomados primitivos puderam destacar com maior eficiência os peda­ços maiores de algas e de outros animais. Já os agnatos realizam somente a filtração, a sucção do alimento e a ingestão de invertebrados menores.



Portanto, os animais mais eficientes na captura do alimento são os mandibulados, ou seja, os gnatostomados. Essa característica permitiu uma vantagem competitiva e, consequentemente, uma diversificação maior de espécies.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

embriologia (to com sono)

Vírus (e ainda um pouco de taxonomia e cladograma) na biologia:

exercicios dois