Taxonomia e sistemática na biologia:

André e os filtro de café de dona luna:


   Bom, hoje estava eu na minha sala de aula novamente cansado da matéria. Seriam dois tempos intensos de biologia, obviamente eu não poderia colocar os fones de ouvido e ouvir alguma melodia para me distrair enquanto copiava o quadro. nessa manha especifica eu estava com muito sono mas não dormi sobre a mesa que parecia tão confortável e macia. Eu não poderia dormir sob vigilância constante do professor, mas, minha mente estava aberta aos mais loucos devaneios possiveis, mas, como comentado em blog anterior, tem uma vozinha chata que direcionou meus pensamentos para a historia didática que eu havia formado.

  Indo aonde o devaneio, cujo personagens André e idosa bióloga da vassoura, descansava em minha mente, ah nomearei de luna, o outro nome é muito grande, comecei a pensar.

  André muito ansioso mal se concentrava na aula ou no lanche que compartilhava com seus colegas enquanto o professor não via. Ele só observava as aulas de modo mecânico e em sua mente se divertia com as possibilidades de conversar com outra pessoa que não fosse ele mesmo.

 (André é solitário, que dó;-;)

  André, apos terminar a aula, tratou de se dirigir rapidamente para a casa da senhora que havia conhecido no dia anterior.

-Como eu fui burro não perguntei o nome dela...



Chegando a casa dela, André teve de a chamar por alguns minutos gerando uma impressão de que não havia ninguém ali, entretanto ela finalmente apareceu e deixou ele entrar, se explicando porque se atrasou:
-Como você é barulhento, estava ajeitando minha maquina de fazer cafe.
-O que precisa arrumar? É só água quente e um pouco de café no filtro e pronto.

Olhando com uma cara de desgosto para ele da as costas e diz:
-Me acompanhe, tolo...
O menino cerrava um pouco os olhos em sinal de insatisfação com o comentário dela mas logo a seguia.

A senhora falava com ele enquanto atravessavam o jardim:
-Você poderia me dizer quais são as categorias que envolvem  taxonomia e sistemática?
-Hum... Reino, filo, classe, ordem, família, gênero, especie...eu lembro com um processo meio doido, é assim:
Rato
Frito
Com
Oregano
Fica
Gostoso e
Especial

-Inteligente...
(Obrigado)
-Obrigado
-Mas voce sabe com se divide isso? quais são as caracteristicas que fazem uma ordem ser diferente da outra?
-Err...
-Não sabe né? Essa escola de hoje em dia só sabe enfiar goela abaixo decoreba nos alunos, na verdade sempre foi assim.

Ela abria a porta de uma pequena casinha que era ao lado da dela, parecia um galpão de ferramentas, mas estava escuro e não era possivel ver dentro.
-Entre...

André foi sequestrado e nunca mais foi visto.


ALUNO VELLOZO PARA DE SUMIR COM O PROTAGONISTA QUE TA DANDO RAIVA NO PUBLICO E EM MIM.

Ok ok ok. Eu so quero conscientizar pra não ir entrando em qualquer galpão de velhinhas solitárias, ok crianças? Ah e não usem drogas, obrigado.

Ela acendeu a luz e revelou um complicado sistemas de  filtros de café metálicos interligados por canos. Era muito complicado para explicar plenamente, parecia uma escada de funis, quanto mais baixo o degrau mais funis, ridiculamente pequenos, se encontravam. No topo da "escadaria" tinha um funil somente, um bem grande. Perguntei perplexo com a imagem;
-O que é isso?
-É água quente, café e filtro.
Subindo numa escada, de no máximo um metro de altura, ela pegou um bule metálico (chaleira) de um fogão que estava ali do lado e despejou no filtro mais alto o conteúdo. Era impressionante, a água seguia por diversos caminhos, abrindo válvulas que despejavam leite em outros filtros, adicionando açucar, etc. Era um belo show, no final luna fechava garrafas que estavam logo abaixo do ultimo degrau de filtros de café, eram no minimo 20 ou mais. ela começou a falar:
 (não é essa a imagem dos filtros mas sim um exemplo lúdico)


-vamos começar a aula. imagine que cada degrau de filtros seja uma categoria. primeiro vem o filtro da vida e ao longo da corrida da água nós vemos diversas características serem adicionadas ao café. Você pode entender as categorias da taxonomia como diversas divisões que ocorrem a um ser,um que é mamífero outro que não é por exemplo. Então ao final de diversas mudanças e adições no "café da vida" nos temos milhares de especies são formadas.

-Meu deus...

Ela pegou duas garrafas, uma que estava numa ponta da fileira de garrafas que era só cafe puro e outra que tinha uma serie de adições de ingredientes. Ela falou:
-Experimente.
Eu tomei um gole dos dois e fiquei maravilhado com o sabor.
-Delicioso!
-He he. Observe a garrafa.

Uma continha uma etiqueta escrita a lápis e outra  uma etiquetada por algo mais profissional.

-Segundo linnaeus a nomenclatura da especie tem de ser binomial, com "nome e sobrenome", onde o primeiro nome é genero e o segundo é a especie. Se a especie é citada em algum texto ela tem que ser sublinhada no caso de um manuscrito ou no caso de ser digitada ser escrita em itálico.

-Que complicado...

-Ora se não gostou vá para a saia de sua mãe chorar.

Ela sorria e apos algumas despedidas eu ia pra casa com um copo de café contente, sorrin...

O periodo tinha acabado e eu estava babando em cima da classe quando alguem me acordou pra irmos para próxima aula. Eu dormi sonhando com meus personagens e muito café, estranho.

Feito por Vellozo

Bibliografia:Notas de aula
Imagens:http://moziru.com/explore/Drawn%20building%20old%20victorian%20house/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Reino_(biologia)
https://giphy.com/gifs/hoppip-coffee-love-gOQ6EgtAiwXde

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vírus (e ainda um pouco de taxonomia e cladograma) na biologia:

sapo faz rabbit mas não faz coelho

ei mano... esta aCORDADO?