Vírus (e ainda um pouco de taxonomia e cladograma) na biologia:

André e o resfriado:


Bom, hoje acordei muito azarado, espirrando e com o nariz escorrendo (quem é que tem um resfriado no verão? Só sendo eu mesmo para acontecer isso) e ainda acordei atrasado para escola, cheguei a tempo, por pouco não fecham o portão na minha face. Sentei-me na cadeira e só fiquei na aula de corpo porque em minha cabeça só fiquei flutuando e dormindo. Chegou a aula de biologia e meu estado não tinha melhorado muito, olhava para o quadro e mal conseguia copiar a matéria. Só me lembro de apoiar a cabeça na mesa.

  André ia para escola curioso e estudava biologia o quanto as tarefas e deveres de casa permitiam. Chegava no colégio animado e na aula de biologia estava atento a tudo que era dito e percebeu que tinha algo que não tinha ouvido, no dia anterior, de dona Luna.

Minha professora havia dito que existiam seis reinos:


  1. Monera.(Exp. Bactérias.)
  2. Archae bacteria.
  3. Protoctistas.(Exp. Protozoarios e algas.)
  4. Metáfita.(Exp. Plantas.)
  5. Fungi.(Exp. Fungos.)
  6. Metazoa.(Exp. Animais.)


E três domínios:
  1. bacterias.
  2. Archaea.(Exp. Arquéias.)
  3. Eukarya.(Exp. Todos citados a partir de protoctistas.)
Todos eles poderiam ser vistos num mapa meio estranho que na definição da minha professora era um "diagrama em forma de árvore ramificada usado como representação de relações filogenéticas entre seres vivos."

Ao terminar a aula eu estava pronto para contestar a Luna, pensando em como seria e imaginando:

-HA! VOCE SE ESQUECEU DISSO.

Saindo da escola me dirigi a passos rápidos ate a casa de luna e me questionava ainda seu nome desconhecido. Já no portão da casa da bióloga, eu batia palmas para tentar chamar a atenção dela, o jardim era grande e a casa também a possibilidade dela me ouvir era pequena, então sempre me empenhava bastante em chamar a atenção dela. Nenhuma resposta veio por um longo tempo, já achava que ela tinha tido um ataque do coração e falecido durante o sono, mas,me acertou na cabeça um molho de chaves e um bilhete com as seguintes palavras:
-Para de bater palma e entra idiota, estou no segundo andar da casa.

Não pude deixar de demonstrar um sorriso e entrar na casa alegre.




  -Não posso ficar doente um dia se quer que voce me estoura os ouvidos com palmas irritantes.
Ela soltava esse resmungo e outros enfiada entre lençois e travesseiros, tossindo e espirrando.
-Podemos começar a aula agora ou você vai ficar ai resmungando?

Ela quase que me golpeia com este comentário que solto.
-Pirralho atrevido! 
Apos se acalmar do momento de fúria ela continuou a falar:
-Ok, sente-se vamos falar hoje sobre vírus...
-Pera, pera, pera.
-O que foi agora idiota?

-é que você esqueceu de me ensinar quais os reinos e domínios,que quando se nomeia uma especie o primeiro nome tem a primeira letra maiúscula e o segundo tem a primeira minuscula e alem disso pesquisando na internet descobri que espécies podem evoluir,basicamente, de duas formas.




Continuei a falar animado:

-Quando uma especie vai evoluindo num mesmo lugar por hereditariedade, é anagênese, e cladogênese é quando ocorre com uma separação geológica da especie, ou algo do gênero, como um rio cortando uma região em que habitam caracóis, ai eles evoluem separadamente um do outro!

Eu ouvia as palmas sarcásticas dela com certo desgosto mais ainda animado. Ela disse:

-Ok entendo que errei me desculpe por essa "falha no seu ensino".
-Hehehe.
-Posso continuar a falar...
Ela espirra.
-...Sobre vírus?
-Saúde. Pode sim.
-Vírus, se origina da palavra veneno e a descoberta da vacina foi feita por Edward Jenner em 1789 contra a varíola.
-Continue.
-Os vírus tem as seguintes características:
  • São acelulares.
  • Não tem metabolismo.
  • Não tem organelas membranosas.
  • Tem material genético (DNA, RNA e, alguma vezes, DNA e RNA  ao mesmo tempo).
  • Tem envoltório proteico-capsídio.
  • É um parasita intra celular.
Não conseguia parar de pensar nos virus corroendo as celulas de luna e criando mais virus a partir disso. Ela prosseguia falando:

-Existem dois tipos:
 Os não-envelopados: Contem o genoma (DNA, RNA e, alguma vezes, DNA e RNA  ao mesmo tempo), proteínas especificas (H=hemaglutinina e N=neuraminidae) ,para que seja mais facilmente identificada por células; E capsomeros que constituem o capsídio que, como já disse é o envoltório proteico do virus.

-Qual o outro tipo?

-Os envelopados são quase a mesma coisa que os não-envelopados, tem a direrença que o envelopado tem membrana envolta dele porque ele se origina dentro de uma celula e quando sai dela sai levando parte da membrana dela entendeu?

-Entendi, ok, tudo bem, acho que isso é tudo...
-Pera que eu não acabei.
-Ah ok.

-Existem basicamente dois tipos de ciclos reprodutivos: o ciclo lítico e o ciclo lisogênico. Esses dois ciclos iniciam com o fago T aderindo à superfície da célula bacteriana através das fibras protéicas da cauda. Esta contrai-se, impelindo a parte central, tubular, para dentro da célula, à semelhança, de uma microsseringa. O DNA do vírus é, então, injetado fora da célula a cápsula protéica vazia. A partir desse momento, começa a diferenciação entre ciclo lítico e ciclo lisogênico.

-Continue.
-Pegue aquele livro na estante e estude por si só, estou cansada, e sua presença me irrita.
-Ta bem, ok, vou embora se voce não precisa de mais nada.
-Adeus.
  Sai da casa um pouco confuso com o livro em mãos me perguntando se a rabugisse dela era por conta da doença.
-Ciclo lítico e lisogênico...
Comecei a folhear o livro e encontrei a definição.

"No ciclo lítico, o vírus invade a bactéria, onde as funções normais desta são interrompidas na presença de ácido nucléico do vírus (DNA ou RNA). Esse, ao mesmo tempo em que é replicado, comanda a síntese das proteínas que comporão o capsídeo. Os capsídeos organizam-se e envolvem as moléculas de ácido nucléico. São produzidos, então novos vírus. Ocorre a lise, ou seja, a célula infectada rompe-se e os novos bacteriófagos são liberados. Sintomas causados por um vírus que se reproduz através desta maneira, em um organismo multicelular aparecem imediatamente. Nesse ciclo, os vírus utilizam o equipamento bioquímico(Ribossomo)da célula para fabricar sua proteína (Capsídeo)." 


-Hum interssante.

Sorria um pouco com a descoberta e prosseguia para o segundo processo.

"No ciclo lisogênico, o vírus invade a bactéria ou a célula hospedeira, onde o DNA viral incorpora-se ao DNA da célula infectada. Isto é, o DNA viral torna-se parte do DNA da célula infectada. Uma vez infectada, a célula continua suas operações normais, como reprodução e ciclo celular. Durante o processo de divisão celular, o material genético da célula, juntamente com o material genético do vírus que foi incorporado, sofrem duplicação e em seguida são divididos equitativamente entre as células-filhas. Assim, uma vez infectada, uma célula começará a transmitir o vírus sempre que passar por mitose e todas as células estarão infectadas também. Sintomas causados por um vírus que se reproduz através desta maneira, em um organismo multicelular podem demorar a aparecer. Doenças causadas por vírus lisogênico tendem a ser incuráveis. Alguns exemplos incluem a AIDS e herpes."

Li em seguida um trecho que me interessava:

-adenovírus e retrovírus?

"Os virus são parasitas intracelulares obrigatórios, ou seja, eles precisam utilizar a maquinaria da célula hospedeira para sua replicação. Eles possuem um único tipo de material genético DNA ou RNA e isso os diferencia em Adenovírus, quando possuem o DNA, ou Retrovírus quando possuem RNA."

-Este livro com certeza vai me ajudar nas provas. Acho que vou roubar ele dela.

Fui preso.

(So pra não perder o costume pessoal ;-;)
-_-

Fui para casa e cai no sono rapidamente.

Acordei na sala de aula agora com a cara rabiscada com canetinha, amanha pego esses pirralhos.
Fui para minha casa bocejando, pensando no sonho que tive  com meus personagens.
-Essa historia esta mesmo entrando da minha cabeça...talvez seja melhor eu parar...

Feito por Vellozo

Biliografia:http://conteudo.sobiologia.com.br/conteudos/Seresvivos/Ciencias/biovirus2.php,
https://brasilescola.uol.com.br/biologia/reinos.htm
https://www.infoescola.com/biologia/retrovirus/
e notas de aula.
Imagens:
http://segundocientista.blogspot.com.br/2015/04/cladograma-do-reino-fungi-simplificado.html
http://gabrielmarques25128.blogspot.com.br/2012/06/cladograma.html
https://www.youtube.com/watch?v=Xnbb1ye0LxA
http://themetapicture.com/virus/
https://br.pinterest.com/pin/457326537136238880/
https://imgur.com/gallery/j0i6eBZ

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

embriologia (to com sono)

exercicios dois