exercicios dois

parte dois dos exercicios:

1. A hipótese de que plantas e algas estão relacionadas evolutivamente e derivaram de ancestrais comuns tem grande forca na comunidade científica. Que características das algas atuais poderiam sustentar tal argumentação? 

2. Algas e fungos apresentam muitas semelhanças: ambos podem ser unicelulares ou pluricelulares, sempre são eucariontes e não possuem tecidos. Entretanto, apresentam também uma série de diferenças. Compare algas e fungos com relação: 
a) ao habitat. 
b) a forma de nutrição
c) ao material armazenado como reserva de energia nas células. 
d) a composição química da parede celular. 

3. (Fuvest-SP) Resultados de uma pesquisa publicada na revista Nature, em 29 de julho de 2010, mostram que a quantidade média de fitoplâncton dos oceanos diminuiu cerca de 1% ao ano, nos cem anos. Explique como a redução do fitoplâncton afeta: 

a) os níveis de carbono na atmosfera;

 b) a biomassa de decompositores do ecossistema marinho.


4.(Ceag/FGV-SP) Em meados da década de 1970, peixes, focas e até animais domésticos apareceram mortos, numa grande extenso do litoral sul brasileiro. Alguns moradores também foram afetados, sentindo tonturas e graves problemas respiratórios. Explique a provável causa do fenômeno Natural conhecido como maré vermelha, que poderia ter a causado tal tragédia ecológica.


6.A maioria dos Protozoários realiza reprodução assexuada, sobretudo por meio de cissiparidade. Entretanto, existem ciliados, como o paramécio, que podem eventualmente se reproduzir sexuadamente por meio de conjugação.

a)Qual desses processos possibilita maior variabilidade genética? por quê?
b)Explique sucintamente como ocorre a conjugação entre paramécios.


8. (IFCE) Fungos, protozoários e algas possuem características distintas. Estabeleça as diferencias entre esses organismos com relação ao arranjo celular, ao modo de nutrição e  motilidade.


12. (Fuvest-SP) A membrana celular é impermeável a sacarose. No entanto, culturas de levedo conseguem crescer em meio com Água e sacarose. Isso é possível porque: 

a) a célula de levedo fagocita as moléculas de sacarose e as digere gracas as enzimas dos lisossomos. 

b)a célula de levedo elimina enzimas digestivas para o meio e absorve o produto da digestão

c) as células de levedo cresceriam mesmo sem a presença desse carboidrato ou de seus derivados. 

d) as células de levedo têm enzimas que carregam a sacarose para dentro da célula, onde ocorre a digestão.

e) a sacarose se transforma em amido, por ação de enzimas dos levedos, e entra na célula, onde é utilizada. 

13. (Fatec-SP) Protistas são encontrados em toda parte, na terra ena água e no interior de outros organismos, onde podem atuar como parasitas. Sobre eles são feitas as afirmações a seguir: 
I. Cada protista consiste de uma unica célula procariótica, em que o material hereditário se encontra mergulhado diretamente no liquido citoplasmático
II. Alguns protistas parasitas provocam doenças bastante conhecidas, como malaria, febre amarela e tétano. 
III. O reino Protista engloba seres vivos exclusivamente heterótrofos, unicelulares, que se alimentam por absorção de nutrientes do meio. 
IV. Bactérias e protistas atuam na digestão da celulose no interior do tubo digestório de herbívoros, como cabras, bois, carneiros, veados e girafas. Dentre essas afirmações, somente: 
a) I e II estao corretas. 
b) I e III estao corretas. 
c) II e III estao corretas. 
d) III e IV estao corretas. 
e) IV esta correta.



Respostas:
1) existência de uma parede celular formada de celulose. apresenta um mesmo modo de armazenamento de amido na clorofila.


2) a) Algas tem uma preponderância no ambiente aquático, os fungos são mais terrestres.

b) Algas são autotróficas, e fungos são heterotróficos.

c) Algas armazenam amido através da fotossíntese, já os fungos armazenam glicose.

d) Algas, as moléculas são formadas por polissacarídeos, nos fungos é a molécula quitina.


3) a) Caso as emissões de gás carbônico para a atmosfera aumentarem mais, logo a diminuição do fitoplâncton resultará no acréscimo da presença desse gás no ambiente. Isso acontece porque o fitoplâncton é um dos responsáveis pela assimilação do gás carbônico no processo da fotossíntese.

b)A Diminuição do fitoplâncton deve acarretar na redução da biomassa total, interferindo também a de decompositores.


4)Na reprodução das algas pirrófitas elas soltam uma toxina de cor avermelhada, que é danosa para peixes e para humanos que o consumirem também.
Esse é provavelmente o que acontece no fenômeno da maré vermelha.

6) a)Dos processos citados, o que possibilita a variabilidade genética é a Conjugação, por haver "mistura" de material genético de dois indivíduos, possibilitada pela transferência do plasmídeo entre os mesmos.

b) Na conjugação bacteriana, micronúcleos(DNA) passam de uma bactéria, para outra. Isso acontece através de microscópicos tubos proteicos, denominados pili, que as bactérias "macho" possuem em sua superfície.

8) Os fungos e algas com relação ao arranjo celular podem ser uni ou multicelular, enquanto que os protozoários são apenas unicelulares. Quanto ao modo de nutrição os fungos e protozoários são quimioheterotróficos e as algas são fotoautotrófica. No que diz respeito à motilidade dos fungos e algas são não-móveis e protozoários são móveis

12)

b) a célula de levedo elimina enzimas digestivas para o meio e absorve o produto dadigestão;

13) 

e) IV esta correta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vírus (e ainda um pouco de taxonomia e cladograma) na biologia:

embriologia (to com sono)