classificação na biologia:
André e o pomar:
Bom, como é meu primeiro blog eu gostaria de me apresentar, sou o aluno Vellozo, número 51184, do Colégio Militar de Porto Alegre. Bom, como um aluno qualquer eu estava na aula de biologia, pessoalmente, entediado, pensando algo pra fazer alem de copiar o exemplo de classificação do professor onde ele mostrava características de frutas venenosas, resumindo, uma fruta venenosa tinha, geralmente, que ter:
- *Tricomas(pelos na fruta)
- *Gosto amargo
- *Látex ( em termos "não padrão", leite de planta)
Ai eu pensei:
-Ta...Que tédio...To com fome...
E uma voz na minha cabeça(não sou doido -_-) disse:
-Cara vamos deixar isso legal, imagina uma historia, por exemplo.
Ai eu acabei me destraindo da aula completamente pra pensar numa historia que envolvia a aula...
irônico não? Vamos a historia.
André, muito esfomeado apos sair de sua aula, viu o pomar de uma casa, com as arvores carregadas de frutas diversificadas. Então ele despreocupado pulou o muro da casa, que era incrivelmente baixo.(aparentemente as pessoas invadem as casas de outras só porque parecem que vão morrer de fome, não André você não vai morrer de fome, sua casa é só a 10 minutos da escola.) André andava pelos corredores de árvores tentando as identificar para comer seus frutos. André muito didático e culto pensava, em conjunto a sua fome, se as arvores se encaixavam no conceito de especie.
-Bom...
Pensou ele.
-Os conceitos que aprendi eram: Viver no mesmo lugar ao mesmo tempo, confere, afinal, não acho que as árvores pensam em se mudar daqui; Cruzar e ter prole, existem varias delas aqui então parece que sim; Semelhança...morfológica? Que nome complicado. É, elas bem parecidas e também da para identificar uma da outra; População,É, acho que estas diversas árvores se encaixam na definição.
Queria saber como essas definições começaram a ser feitas, talvez algum ser iluminado algum dia tire essa duvida minha no futuro.
Perdido em seus pensamentos a fome o apertava, achou uma arvore, ela era baixa e os frutos tinham um aroma que atraiu a atenção de André, ele caminhou ate a árvore e pegou um fruto dela, em alguns pontos a arvore tinha cortes que demonstrava uma substancia leitosa, o fruto tinha o que ele considerava ser pelos...
-Só uma pra ver o gosto...
André morreu.
QUE? QUE HISTORIA É ESSA EM QUE O ÚNICO PERSONAGEM MORRE ?PODE MUDAR ESSE FINAL AGORA ALUNO VELLOZO.
ok, calma;-;
André alguns segundos antes de comer a fruta levou uma vassourada, o que o fez soltar o fruto e ficar com um galo na cabeça, quem tinha o atacado ou protegido era uma senhora baixinha em relação a ele.
-Ta doido menino? Quer morrer morre em casa não no meu pomar!
Ainda atordoado ele olhava a senhora de idade e falou:
-Quem é você?
-A dona do pomar que você invadiu seu idiota, vamos para dentro! acho que sua cabeça esta sangrando.
Com medo de estar realmente sangrando e medo da senhora, ficava imóvel por um segundo ate ser puxado pela mulher.
Após uma devida olhada no ferimento e uma serie de conversas e explicações, André sabia de de três coisas, tinha quase morrido, a senhora é uma bióloga condecorada esquecida e que uma vassourada pode doer muito. Aproveitando a chance de ter uma duvida de biologia tirada ele perguntou como se iniciou o processo de classificações.
-Que bom que um idiota como você se interessa por coisas desse tipo estou orgulhosa. Bom se bem me lembro o começo foi com Platão em seu conceito de especie dividem uteis e nocivos. Ele tinha ideia de que existia a ideia absoluta de algo só na imaginação, exemplificando temos a ideia de um cão mas o cão que vemos no dia a dia só se aproxima disso
-Ata
-Em seguida veio Aristóteles com seu modo peripatético, "caminhar",criou critérios, categorias que seguem até hoje, são elas: espécie, gênero, família e reino onde ele considerou existirem só três reinos: o reino vegetal, o mineral e o animal. Animal vem de alma seriam os que tem alma ou próximo a isso. Teofrasto se focou mais nas plantas, mas não aprofundarei muito... Uma curiosidade, seres que realizam reprodução assexuada, bactérias e seres que são a união de duas especies não muito distantes no cladograma com a prole infértil como a mula não são consideradas espécies.
André pensou em uma palavra que ouviu na escola em seguida
-O que é um cladograma?
Após suspirar por um segundo ela disse.
-Vá para casa, se estiver tão interessado em saber volte amanha, estou sempre aqui. Amanha falarei de Lineu. E lembre-se pelos, latex e gosto amargo quase certeza que é veneno ok?
-Ok...
André se despediu da senhora e foi ate sua casa pensativo.
-Hehe, acho que fiz uma nova amizade.
Uau que historia incrível, merece o oscar! Bem após inventar toda essa historia a aula ja tinha acabado e eu estava estranhamente feliz de não ter prestado atenção, afinal, agora tinham duas pessoas a mais pra me ensinar biologia.
Feito por Vellozo
Bibliografia: notas de aula.
Imagens:
Comentários
Postar um comentário