embriologia (to com sono)


Eis que mais um monstrinho nasce nesse mundo você sabe como funciona você ser formado!?



Ah….você não se importa?



Eu não me importo se você não se importa. Quer passar nessa matéria? Hunf.



Senta e escuta a história.



Era uma vez dois seres querendo se reproduzir no nosso mundo….por fusão de gametas….



Ou seja….A fecundação do óvulo pelo espermatozoide que logo forma o zigoto, que passará por muitas etapas de divisões mitóticas e diferenciação celular (toooodo um processo gigantescamente complexo em termos biológicos), até se formar um indivíduo. Esses eventos são chamados embriogênese, ou desenvolvimento embrionário, e suas etapas são: segmentação, gastrulação e organogênese.


Resultado de imagem para gif esperma e ovulo
(ovulos tem alguma variação em algumas especies então não é um modelo geral.)

Segmentação

Nesta fase, ocorrem diversas divisões chamadas clivagens, dando origem a blastômeros. Tais eventos podem ocorrer em todo o zigoto, ou não, sendo este fato, e também a velocidade de divisão, influenciados pela quantidade de vitelo: quanto maior a sua concentração, menor a velocidade das clivagens.

Geralmente, durante as divisões, há a formação de um maciço celular (células concentradas) com algumas dezenas de células, denominado mórula. Progressivamente, o número de células aumenta, e há o surgimento de uma cavidade interna denominada blastocele, esta sendo preenchida de líquido criado por algumas de suas células. Nessa fase da segmentação, o embrião é chamado de blástula.

Na segmentação, o volume celular continua basicamente o mesmo.


Resultado de imagem para blastomeros


Gastrulação

Nesta fase é definido o plano corporal do indivíduo, a partir da formação dos folhetos germinativos: ectoderma, endoderma e mesoderma.
(você não deveria estar aqui se não sabe oque são esses três)

As células da blástula se rearranjam. Células migradas para a região interna (endoderma e mesoderma) serão, posteriormente, diferenciadas em músculos e órgãos internos; e as superficiais (ectoderma), em sistema nervoso e pele.


Resultado de imagem para arquêntero


A blastocele some, dando origem a uma estrutura denominada arquêntero (basicamente uma cavidade com várias células em volta), que se modificará em tubo digestório. O arquêntero se comunica com o exterior por uma estrutura denominada blastóporo. Este, em animais protostômios, dará origem à boca; e em deuterostômios, ao ânus, sendo a boca formada depois, na região oposta à desta estrutura.

Poríferos não possuem folhetos germinativos; cnidários possuem apenas o ectoderma e endoderma e são, por isso, denominados diblásticos. Todos os outros animais apresentam os três e, por isso, são considerados triblásticos.

Assim, na gastrulação, há a diferenciação de células, e também aumento de massa do zigoto.


Organogênese

A organogênese é a fase em que ocorre a diferenciação dos folhetos em órgãos. Ela se inicia, nos cordados, com a neurulação, que consiste na formação do tubo neural a partir da ectoderme. Notocorda e celoma também são formados, sendo esse último delimitado pela mesoderme.

Em vertebrados, a partir do ectoderma, forma-se a crista neural. Esta é responsável pela formação de alguns tipos celulares, como os pigmentares, e neurônios sensoriais do sistema nervoso periférico.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vírus (e ainda um pouco de taxonomia e cladograma) na biologia:

exercicios dois