fungos (e sua capacidade de me complicar)

Eu e o sanduiche esquecido.


eis que eu e meus colegas fomos tirados da sala as pressas para fazer a coisa mais emocionante que fariamos em aula! caçar cogumelos.

o que foi? se decepcionou? então você realmente não entende a beleza de um ascomiceto, eu também não. mas calma aluno Vellozo você esta sendo muito...veloz... o que é um ascomiceto?

pequeno garfanhoto se quiser eu te explico rapido, ascomiceto é um saco, basidiomiceto parece um chapéu, citridiomiceto (ou quitridiomiceto) vc nunca vai ver na sua vida, não por que voce provavelmente não vá ser um biologo e sim pq são microscopicos, e zigomicetos são aqueles sanduiches que voce esqueceu na sua lancheira e não abriu por dois meses e acaba gerando um fungo no sanduiche que infecta as pessoas e elas viram zumbis como em algum video game( quem acertar o videogame ganha um pedacinho de nada).

Tenho certeza que com essa definição meu professor vai ficar bem irritado então vamos traduzir as coisas em algo um pouco mais suaves aos olhos de um professor

Ascomicetos: não apresentam um corpo muito exaltado, certos tipos ate podem ser facilmente confundidas com folhas ressecadas que formaram um saco, a principal característica do ascomiceto é essa formação de sacos. líquens q são a união deste tipo de fungo com algas são formas comuns de ver o fungo (geralmente são aquelas "manchas brancas" que você vê de longe na árvore)





Basidiomicetos: ITS A ME MARIO AQUELE QUE tomou um chá de cogumelos atras do armario.
São os mais conhecidos, os "cogumelos de chapéu" apresentam uma estrutura que se destaca formando estruturas tipicas que é aquela que geralmente se vê em jogos e tem poderes de alguma forma.





Zigomicetos: bolor de pão ou em frutas, basicamente. Da pra você criar em casa, dar um nome e ate levar pra passear num potinho só não garanto que sua popularidade não possa ficar um pouco abalada se fizer isso.





Citridiomicetos(Quitridiomicetos): um parenteses que abro aqui é que a escala evolutiva parentesca seria C, Z, A, B (Citridiomicetos, Zigomicetos, Ascomicetos, Basidiomicetos)

São fungos microscopicos os mais "antigo" na escala evolutiva e de ambiente aquatico.





Pessoal eu bati meio rápido por que quero ser algo mais fluente do que uma aula no quadro e geralmente eu demoro muito para escrever uma historia de seu André. vou estar colocando links aqui em baixo que são cruciais para você entender e ir bem numa prova que eu não acho valer a pena colocar aqui porque la ja esta bem explicadinho (eu acho q voce conseguiria ir bem só com isso mas vai que seu professor é meio chato) alem de que esse resumo ate ajuda a entender mas não é a matéria completa.

ciclo de reprodução dos fungos:



Características gerais dos fungo:



Os fungos são seres macroscópicos ou microscópicos, unicelulares ou pluricelulares, eucariotas (com um núcleo celular), heterótrofos e, na biologia, fazem parte do Reino Fungi, dividido em cinco Filos, a saber: quitridiomicetosascomicetosbasidiomicetoszigomicetos e os deuteromicetos.Especialistas afirmam que cerca de 1,5 milhão de espécies de fungos habitam o planeta Terra.

Alimentação dos Fungos:

Bem os fungos tem estes tres metodos de alimentação:
  • Fungos Saprófagos: Obtêm alimentos decompondo organismos mortos;
  • Fungos Parasitas: Alimentam-se de substâncias de organismos vivos;
  • Fungos Predadores: Alimentam-se de pequenos animais que capturam.

Doenças Relacionadas aos Fungos

Caso você coma, aspire algum esporo especifico ou tenha algum contato fique atento para algum sintoma fora do habitual, essas doenças podem ocorrer (caso ocorram os sintomas vá ao:
  • Micoses;
  • Frieiras;
  • Sapinho;
  • Candidíase;
  • Histoplasmose.

Curiosidades:

  • A ciência que estuda os fungos é chamada de “Micologia”;
  • Depois de muitas pesquisas, somente em 1969 os fungos foram considerados organismos diferentes das plantas, sendo, portanto, classificados num reino específico: Reino Fungi;
  • Dentre a variedade de espécies de fungos existentes no planeta, a maior parte é classificada como saprofágica, ou seja, se alimenta de seres em decomposição;
  • Os fungos são encontrados no solo, na água, nos vegetais, em animais, no homem e em detritos em geral. O vento age como importante condutor espalhando seus propágulos e fragmentos de hifa.


Bibliografia:
https://www.todamateria.com.br/fungos/
https://www.todabiologia.com/microbiologia/fungos.htm

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

embriologia (to com sono)

Vírus (e ainda um pouco de taxonomia e cladograma) na biologia:

exercicios dois