bactérias (aaaaaah estão em todo canto!)

Bom dia pessoas, ou boa noite, ou aquele pequeno período que fica entre os dois.venho falar delas sim delas as incríveis e incomparáveis rainhas de samba!

pera que? bacterias? mas que troço chato...


Seres unicelulares e procariontes, as bactérias são classificadas no Reino Monera. Existem milhares de espécies conhecidas que apresentam formas, habitats e metabolismo diferentes.
Alguns desses microrganismos são causadores de doenças, mas também há bactérias com grande importância ecológica (como as espécies fixadoras que participam do ciclo do nitrogênio e as decompositoras da cadeia alimentar) e econômica (usadas em vários processos industriais) e até mesmo é usado para muitos fins medicinais.

Bem vamos falar das bacterias, vou deixar uma imagem aqui embaixo e falar sobre as partes, sua estrutura:

Uau um feijão com cabelos que impressionante.

 o material genético fica solto no citoplasma e é feito de uma molécula circular de DNA, chamada nucleoide.

em alguns casos existem moléculas a mais de DNA circular, os plasmídeos. Os plasmídeos ajudam a defender as bactérias de antibióticos, pois tem genes resistentes.

Também estão no citoplasma variados ribossomos  que produzem proteínas.

Cobrindo a célula da bactéria está a membrana plasmática, que limita o citoplasma e mais externamente um envoltório rígido, a parede bacteriana ou membrana esquelética, que protege a célula contra a entrada de água por osmose.( caso não saiba é quando o ambiente ao redor de uma célula tem uma concentração menor que a célula ai esse ambiente, no caso a agua começa a entrar na célula o que faria a bactéria estourar.)

Em algumas bactérias as vezes tem ainda uma camada mais externa chamada cápsula, que protege da perda de água, defende de ataques de bacteriófagos e de serem fagocitadas( seria como uma célula digerindo outra) e ainda auxilia a fixação às células dos hospedeiros.

Fímbrias são apêndices filamentos presentes em bactérias. Estes apêndices são menores, mais curtos e mais numerosos que os flagelos. E os flagelos sendo maiores agem como uma locomoção da célula


morfologia bacteriana

que isso? é tipo a forma que as bacterias assumem ou como se agrupam...imagenzinha explicativa a seguir:

estamos indo bem. qual o proximo?



Metabolismo!!!

Se classificam assim:

  1. Fotoautotróficas: se forem capazes de produzir o próprio alimento pela fotossíntese, usando o gás carbônico(fonte de carbono) e a luz (fonte de energia).
  2. Foto-heterotróficas: se apenas for usado a luz como fonte de energia, mas não forem capazes de fazer moléculas orgânicas (não fizerem fotossíntese), tendo que absorver do meio o seu alimento. Essas são as bactérias anaeróbias(
    diz-se de ou metabolismo que ocorre em ausência de oxigênio)
    .
  3. Quimioautotróficas: se usarem como fonte de energia as reações de oxidação de compostos inorgânicos, produzindo assim o próprio alimento através de quimiossíntese.
  4. Quimio-heterotróficas: se as fontes de energia e também de carbono usadas forem moléculas orgânicas que elas absorvem através do alimento. Nesse grupo estão as bactérias saprofágicas, que atuam como decompositoras de matéria orgânica morta (animais e vegetais mortos) e as parasitas que provocam doenças.
uhuul tamo bem.



Reprodução

A reprodução das bactérias é assexuada, geralmente por divisão binária (ou fissão binária), em que o cromossomo é duplicado e depois a célula se divide ao meio originando duas bactérias extremamente parecidas.
Outro modo é através da esporulação, que acontece em condições adversas como falta de água e nutrientes, calor extremo, entre outras..
Nesse caso, a célula sofre um espessamento do envoltório e interrompe o metabolismo, formando assim um esporo chamado endósporo. Esse endósporo é capaz de viver em completa inatividade por anos.

Ao penetrarem no interior do corpo humano ou de um animal (ambiente anaeróbico) passam por uma desesporulação e voltam à forma normal, infectando o corpo do hospedeiro.

Doenças:

Aqui estão alguns exemplos ó:

  • Botulismo: causada pela bactéria Clostridium botulinum, encontrada no solo e em alimentos de origem vegetal e animal.
  • Brucelose: infecção causada por bactérias do gênero Brucella.
  • Clamídia: é uma doença sexualmente transmissível (DST) causada pela bactéria Chlamydia trachomatis, que afeta os órgãos genitais masculinos e femininos.
  • Cólera: doença infectocontagiosa causada pela bactéria Vibrio cholerae.
  • Coqueluche: doença respiratória infectocontagiosa causada pela bactéria Bordetella pertussis.
  • Difteria: é uma doença infectocontagiosa causada pela bactéria Corynebacterium diphtheriae.

aqui vou deixar um blog sobre que acho que não consigo explicar muito bem
Recombinação Genética Bacteriana
http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/recombinacao-genetica-bacteriana.htm

Bibliografia;
https://www.todamateria.com.br/bacterias/
https://www.todamateria.com.br/reino-monera/










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

embriologia (to com sono)

Vírus (e ainda um pouco de taxonomia e cladograma) na biologia:

exercicios dois